A força curativa da Respiração Yoguica

Dicas para uma vida saudável
27 de março de 2017
Dia Mundial da Conscientização Sobre a Doença de Alzheimer
28 de setembro de 2018

A força curativa da Respiração Yoguica

Respirar significa muito mais do que apenas deixar que o corpo capte todo o ar que o corpo necessita. A respiração é um elo entre o corpo e o espírito e exerce profunda influência sobre o evento psicossomático. Por isso o treinamento sistemático pode levar a um importante aumento da capacidade respiratória, da saúde e bem-estar.

O caminho do Yoga, com seu treinamento meditativo da respiração, promove não apenas a agilidade do corpo, a vigilância do espírito e o equilíbrio da psique, mas também uma capacidade maior do hemisfério cerebral direito, ao qual compete a fantasia, a vida onírica e as capacidades criativas.

A expansão e relaxação dos pulmões, características da respiração, junto com o movimento do diafragma, costelas e músculos laterais do tórax promovem uma massagem que possibilita tanto a circulação dos fluídos corporais, como o massageamento de órgãos. Reportando à imunidade, e ao sistema linfático, podemos perceber a  importância dessa massagem sobre o baço, que é favorecido com células brancas do sangue, que formam a resposta imunológica. A massagem estimuladora promove o aumento da circulação para o baço, auxiliando sua ativação.

Em todos os sistemas corporais, a respiração completa do Yoga vai expandindo, fortalecendo e até modificando  viciosos hábitos de funcionamento, gerados por posturas, tensões, medos, as nossas reações negativas diante das mudanças inevitáveis da vida.