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Dicas para uma vida saudável

A prática de uma atividade física regular está cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas que visam obter uma vida mais saudável. Com o passar dos anos, temos perdas progressivas de nossas capacidades motoras como a perda de massa óssea e muscular resultando na redução da força muscular e flexibilidade e consequentemente há também perda da coordenação motora e de equilíbrio. Para evitar essas perdas, o exercício físico deve ser praticado regularmente e orientado por um profissional capacitado.

O alongamento muscular diário pode contribuir muito para a manutenção ou até mesmo a reabilitação da saúde, tanto física como mental. A prática regular acarretará na redução das tensões musculares e a sensação de um corpo mais relaxado além de benefícios para a coordenação, já que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis prevenindo lesões como distensões musculares.

Segue algumas dicas de alongamentos que podem ser realizados diariamente e trazem inúmeros benefícios para a sua saúde:

Exercício 1) Entrelace os dedos e volte às palmas das mãos para cima; aproxime os ombros das orelhas; sinta o alongamento dos braços.

Exercício 2) Segure o cotovelo por cima do braço e puxe o mesmo de encontro ao tronco. Pode ser realizado sentado ou em pé.

Exercício 3) Leve um dos braços flexionados para trás da cabeça e com outra mão, puxe lentamente para o outro lado.

Exercício 4) Um dos braços elevados, o outro apoiado na cintura, executar o movimento de inclinação do tronco para o lado em que o braço está apoiado na cintura. Repetir o mesmo movimento no sentido contrário.

Exercícios 5) Segure o tornozelo atrás do quadril. O joelho tem que estar apontando para o chão. A perna contrária pode estar levemente flexionada. Sinta o alongamento na parte da frente da coxa.

Exercício 6) Em pé, mantenha os pés paralelos e voltados para frente. Sinta ao alongamento no lado de trás da perna (panturrilha).